Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Viola de Cocho

Vou colocar aqui a minha pesquisa sobre Viola de Cocho que fiz para a minha escola.





VIOLA DE COCHO

A viola de cocho é um instrumento de cordas rústico, caboclo, tocado por cuiabanos e ribeirinhos da região do Pantanal Matogrossense, desde os primórdios da colonização do Mato Grosso. Com as Entradas e Bandeiras no século XIV, ganhou novos territórios e com o fim da era da mineração, a partir da fase pecuária, ganhou chão juntamente com a movimentação dos rebanhos para o interior dos vizinhos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Teve sua origem derivada do instrumento europeu denominado viola ou violão, trazido pelos Portugueses e Espanhóis. Como aquele instrumento tinha alto custo e confecção delicada, os amantes da música mais humildes não podiam comprá-lo, e foi assim que surgiu o instrumento viola de cocho, confeccionado em um único tronco de madeira macia, da planta denominada Sarã, encontrada na beira dos rios da região pantaneira.





Na imagem da internet, o artesão ribeirinho entalha a viola de cocho.



A viola de cocho é entalhada, fazendo o seu formato de contorno e o oco da sonoridade. A tampa é feita de uma lâmina mais fina da mesma madeira, sem aberturas. Os esticadores, o braço e os trastos, que são 3, também são feitos por entalhe. As cordas, que são 5, são confeccionadas de tripa de animal. A afinação obedece a mesma escala adotada para os: mi, si, sol, ré e lá. É tocada da mesma forma que o instrumento que a inspirou, pressionando as cordas com os dedos de uma das mãos no braço do instrumento, e com as unhas dos dedos da outra mão, as cordas são arranhadas para fazer o som, que é abafado e curto. Esse instrumento é usado para acompanhar melodias de rodas de Siriri e Cururu - manifestações musicais e folclóricas do povo da região.



Na foto da internet, o Maestro e pesquisador ABEL SANTOS, da UFMT, toca a Viola de Cocho


Com a chegada de musicistas estudiosos e pesquisadores, o instrumento foi resgatado e ganhou vida nova, passando a ser destaque em pesquisas, estudos, apresentações e reportagens.


BIBLIOGRAFIA:

Imagens retiradas da internet

Texto produzido por entrevista de Helena Prado helprado@yahoo.com


COLÉGIO LA SALLE – LUCAS DO RIO VERDE/MT
Aluno: João Paulo Prado Molina Duarte Monteiro
5º Ano – Prof. Joice Zorzan

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ah...foi bom tudo que eu fiz em Jaciara mas,a vida muda,já estou em Lucas,tenho amigos,já estudo,e agora já tenho até um vizinho que é meu amigo,Henrique,meu a migo da frente,a vida em Lucas é encantadora,pena que deixei meus amigos para trás,Fábio,Francisco,Vanessa,João Pedro... ta bem melhor,porque agora não e mas aula de manha agora posso dormir quanto quiser.

João Paulo,Lucas do Rio Verde.MT,Brasil
19/08/2010